5 Passos Extremamente Importantes Para Uma Competitiva Análise Seo Marketing

5 Passos Extremamente Importantes Para Uma Competitiva Análise Seo Marketing

Neste artigo, vamos explorar como realizar pesquisa competitiva (análise seo marketing), a fim de formular uma estratégia clara, realista e coesa.

Pesquisa de palavras-chave e análise competitiva andam de mãos dadas? Qual é a barreira de entrada para a minha indústria? Quais são os termos que a minha empresa pode realisticamente classificar, e quanto tempo vai demorar? Vamos explorar.

Passo 1: Investigação de palavra-chave

O primeiro passo é identificar as palavras-chave que seu site pode realisticamente atingir. Para este artigo, vamos usar a palavra-chave “jóias” como um exemplo.

A menos que você tenha a autoridade de marca ou orçamento para competir com empresas como a Tiffany.com, a possibilidade de classificação para a palavra-chave “jóias” para qualquer pequena ou média empresa é praticamente nenhuma.

Em vez disso, o seu primeiro objetivo é encontrar um nicho viável dentro desta indústria competitiva que é realizável. Mindmap é uma ótima ferramenta para organizar seus conceitos-chave . Aqui está um exemplo de como esse processo funciona:

MarketingDigitalLove MindMeister Mapa Mental Seo

Há uma infinidade de maneiras de aumentar a sua lista de palavras-chave:

  • Identificar seus concorrentes e usar Ahrefs para ver a lista de palavras-chave que estão no Ranking
  • Usar ( se necessário) Google keyword Planner para obter uma lista de possíveis palavras-chave relacionadas a um termo primário

Uma análise seo marketing é sempre uma boa opção antes de tomar qualquer decisão.

Passo 2: Identifique seus principais concorrentes (Palavras-chave)

Depois de ter sua lista de palavras-chave, digite esses termos no Google e anote os sites que aparecem no top 10.

Muitas vezes você vai ver os mesmos sites aparecendo novamente e novamente. Você vai querer identificar os sites que aparecem para muitas palavras-chave nesse nicho, e adicioná-los à sua lista de concorrentes.

Mais uma vez, Ahrefs pode ser uma ferramenta valiosa que você pode digitar o domínio na caixa de pesquisa e determinar o seu tráfego orgânico e número de palavras-chave orgânicas no ranking do Google.

Organic keywords Análise Seo Marketing

Quanto mais palavras-chave têm no ranking, especialmente para um volume de pesquisa alto, mais autoridade de domínio tem. Você também pode usar Ahrefs para procurar concorrentes e saber tudo sobre eles.

Nesta parte do processo, é importante que você encontre sites que são “verdadeiramente” competitivos com o seu. É importante identificar os termos de cauda longa que você poderia classificar e encontrar sites que classificam para termos relevantes.

Não inclua as grandes marcas de varejo em sua lista – Amazon, Submarino, MercadoLivre, etc. – pois eles vão simplesmente distorcer suas métricas.

Passo 3: Analisar Seus Concorrentes (Análise Seo Marketing)

Agora que você sabe quem são seus concorrentes, você precisa mergulhar fundo no perfil. Você pode começar por agarrar métricas gerais para eles. Ahrefs tem uma grandes ferramentas que podem ser usadas para obter as métricas gerais de cada concorrente, incluindo backlinks, Autoridade de Domínio, Ações Sociais, idade do domínio, e muito, muito mais.

1. Baixe o seu perfil de Links:

Usando Ahrefs, você pode classificar por Domínio Rank para ver seus backlinks de “maior para menor” autoridade. Desta forma, você pode ter uma ideia de quantos links de alta qualidade você vai ter que atingir.

backlinks análise seo marketing

2. Analise Sua Autoridade:

Usando a ferramenta de backlink , analise seu fluxo de confiança em tópicos específicos e entenda seu perfil de links semânticos.

Passo 4: Social Media e Auditoria de conteúdo

Ahrefs também tem a opção de mostrar seu nível de sinais sociais e exploração de conteúdo tanto de seu site como de seus concorrentes.

Agora que você tem uma compreensão de quem são seus concorrentes e seu perfil de backlinks, você precisa pesquisar o seu conteúdo de marketing e estratégia de mídia social.

Quantas vezes são compartilhadas atualizações em mídia social de seus concorrentes? Qual é o nível de compartilhamento (alto, médio ou baixo)? Quantos seguidores ativos que eles têm?

Avalie as contas de Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Isso vai ajudar a determinar quão ativo você precisa ser em termos de criação e compartilhamento de conteúdo, e novamente, para determinar seus primeiros alvos em termos de aquisição de seguidores e relação m seu público.

Passo 5: Determinar Suas Maiores Barreiras Maiores e Quais Estratégias Usar

Depois de ter uma compreensão completa de seus concorrentes, você pode criar sua estratégia baseada nas “médias” a partir dos dados que você descobriu.

Primeiro você vai querer saber quantos backlinks você vai precisar adquirir, e a qualidade desses links, para começar a aparecer nos resultados de pesquisa. Claro que isso vai ser baseado nas médias dos “sites ranking” para as palavras-chave que você escolheu.

É importante evitar palavras-chave que têm uma forte presença de sites com autoridade de domínio, como mencionado acima. Esses domínios são difíceis de bater pois eles tendem a ser altamente confiáveis e recompensados pelo Google.

Em seguida, você vai querer determinar quantos links com base em categorias de tópicos que você precisa. Por exemplo, se você precisa de 100 backlinks para começar a aparecer, como você deve conseguir isso no seu nicho direto vs. um nicho mais genérico ou um nicho relacionado?

Desses 100 backlinks, quantos devem ter um nível de domínio de 80 ou mais? Setenta ou mais? Entre 60 e 40? Descobra um colapso com base nas médias da indústria para que você possa definir metas para como esculpir seu alcance de backlinks.

Finalmente, você vai determinar quantos artigos compartilhar em seu blog a cada semana, quantos devem ser focados em palavraz-chave vs focado em tópicos? Quantas vezes postar em mídias sociais? Quantos seguidores adquirir? etc.

Os dados que você adquirir a partir desta pesquisa irão formar a espinha dorsal de sua estratégia de SEO, e vai criar a estrutura de sua campanha. Em um espaço tão difícil e concorrido, é importante armar-se com dados, caso contrário, você pode facilmente desperdiçar recursos sem ver um retorno sobre o investimento.

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