5 Passos Extremamente Importantes Para Uma Competitiva An√°lise Seo Marketing

5 Passos Extremamente Importantes Para Uma Competitiva An√°lise Seo Marketing

Neste artigo, vamos explorar como realizar pesquisa competitiva (análise seo marketing), a fim de formular uma estratégia clara, realista e coesa.

Pesquisa de palavras-chave e an√°lise competitiva andam de m√£os dadas?¬†Qual √© a barreira de entrada para a minha ind√ļstria?¬†Quais s√£o os termos que a minha empresa pode realisticamente classificar, e quanto tempo vai demorar?¬†Vamos explorar.

Passo 1: Investigação de palavra-chave

O primeiro passo √© identificar as palavras-chave que seu site pode realisticamente atingir.¬†Para este artigo, vamos usar a palavra-chave ‚Äúj√≥ias‚ÄĚ como um exemplo.

A menos que voc√™ tenha a autoridade de marca ou or√ßamento para competir com empresas como a Tiffany.com, a possibilidade de classifica√ß√£o para a palavra-chave ‚Äúj√≥ias‚ÄĚ para qualquer pequena ou m√©dia empresa √© praticamente nenhuma.

Em vez disso, o seu primeiro objetivo √© encontrar um nicho vi√°vel dentro desta ind√ļstria competitiva que √© realiz√°vel.¬†Mindmap √© uma √≥tima ferramenta para organizar seus conceitos-chave .¬†Aqui est√° um exemplo de como esse processo funciona:

MarketingDigitalLove MindMeister Mapa Mental Seo

H√° uma infinidade de maneiras de aumentar a sua lista de palavras-chave:

  • Identificar seus concorrentes e usar Ahrefs para ver a lista de palavras-chave que est√£o no Ranking
  • Usar ( se necess√°rio) Google keyword Planner para obter uma lista de poss√≠veis palavras-chave relacionadas a um termo prim√°rio

Uma análise seo marketing é sempre uma boa opção antes de tomar qualquer decisão.

Passo 2: Identifique seus principais concorrentes (Palavras-chave)

Depois de ter sua lista de palavras-chave, digite esses termos no Google e anote os sites que aparecem no top 10.

Muitas vezes você vai ver os mesmos sites aparecendo novamente e novamente. Você vai querer identificar os sites que aparecem para muitas palavras-chave nesse nicho, e adicioná-los à sua lista de concorrentes.

Mais uma vez, Ahrefs pode ser uma ferramenta valiosa que voc√™ pode digitar o dom√≠nio na caixa de pesquisa e determinar o seu tr√°fego org√Ęnico e n√ļmero de palavras-chave org√Ęnicas no ranking do Google.

Organic keywords An√°lise Seo Marketing

Quanto mais palavras-chave têm no ranking, especialmente para um volume de pesquisa alto, mais autoridade de domínio tem. Você também pode usar Ahrefs para procurar concorrentes e saber tudo sobre eles.

Nesta parte do processo, √© importante que voc√™ encontre sites que s√£o ‚Äúverdadeiramente‚ÄĚ competitivos com o seu. √Č importante identificar os termos de cauda longa que voc√™ poderia classificar e encontrar sites que classificam para termos relevantes.

Não inclua as grandes marcas de varejo em sua lista РAmazon, Submarino, MercadoLivre, etc. Рpois eles vão simplesmente distorcer suas métricas.

Passo 3: Analisar Seus Concorrentes (An√°lise Seo Marketing)

Agora que voc√™ sabe quem s√£o seus concorrentes, voc√™ precisa mergulhar fundo no perfil.¬†Voc√™ pode come√ßar por agarrar m√©tricas gerais para eles.¬†Ahrefs tem uma grandes ferramentas que podem ser usadas para obter as m√©tricas gerais de cada concorrente, incluindo backlinks, Autoridade de Dom√≠nio, A√ß√Ķes Sociais, idade do dom√≠nio, e muito, muito mais.

1. Baixe o seu perfil de Links:

Usando Ahrefs, voc√™ pode classificar por Dom√≠nio Rank para ver seus backlinks de “maior para menor” autoridade.¬†Desta forma, voc√™ pode ter uma ideia de quantos links de alta qualidade voc√™ vai ter que atingir.

backlinks an√°lise seo marketing

2. Analise Sua Autoridade:

Usando a ferramenta de backlink , analise seu fluxo de confian√ßa em t√≥picos espec√≠ficos e entenda seu perfil de links sem√Ęnticos.

Passo 4: Social Media e Auditoria de conte√ļdo

Ahrefs tamb√©m tem a op√ß√£o de mostrar seu n√≠vel de sinais sociais e explora√ß√£o de conte√ļdo tanto de seu site como de seus concorrentes.

Agora que voc√™ tem uma compreens√£o de quem s√£o seus concorrentes e seu perfil de backlinks, voc√™ precisa pesquisar o seu conte√ļdo de marketing e estrat√©gia de m√≠dia social.

Quantas vezes s√£o compartilhadas atualiza√ß√Ķes em m√≠dia social de seus concorrentes?¬†Qual √© o n√≠vel de compartilhamento (alto, m√©dio ou baixo)?¬†Quantos seguidores ativos que eles t√™m?

Avalie as contas de Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest.¬†Isso vai ajudar a determinar qu√£o ativo voc√™ precisa ser em termos de cria√ß√£o e compartilhamento de conte√ļdo, e novamente, para determinar seus primeiros alvos em termos de aquisi√ß√£o de seguidores e rela√ß√£o m seu p√ļblico.

Passo 5: Determinar Suas Maiores Barreiras Maiores e Quais Estratégias Usar

Depois de ter uma compreens√£o completa de seus concorrentes, voc√™ pode criar sua estrat√©gia baseada nas “m√©dias” a partir dos dados que voc√™ descobriu.

Primeiro voc√™ vai querer saber quantos backlinks voc√™ vai precisar adquirir, e a qualidade desses links, para come√ßar a aparecer nos resultados de pesquisa.¬†Claro que isso vai ser baseado nas m√©dias dos “sites ranking” para as palavras-chave que voc√™ escolheu.

√Č importante evitar palavras-chave que t√™m uma forte presen√ßa de sites com autoridade de dom√≠nio, como mencionado acima.¬†Esses dom√≠nios s√£o dif√≠ceis de bater pois eles tendem a ser altamente confi√°veis e recompensados pelo Google.

Em seguida, você vai querer determinar quantos links com base em categorias de tópicos que você precisa. Por exemplo, se você precisa de 100 backlinks para começar a aparecer, como você deve conseguir isso no seu nicho direto vs. um nicho mais genérico ou um nicho relacionado?

Desses 100 backlinks, quantos devem ter um n√≠vel de dom√≠nio de 80 ou mais?¬†Setenta ou mais?¬†Entre 60 e 40?¬†Descobra um colapso com base nas m√©dias da ind√ļstria para que voc√™ possa definir metas para como esculpir seu alcance de backlinks.

Finalmente, você vai determinar quantos artigos compartilhar em seu blog a cada semana, quantos devem ser focados em palavraz-chave vs focado em tópicos? Quantas vezes postar em mídias sociais? Quantos seguidores adquirir? etc.

Os dados que você adquirir a partir desta pesquisa irão formar a espinha dorsal de sua estratégia de SEO, e vai criar a estrutura de sua campanha. Em um espaço tão difícil e concorrido, é importante armar-se com dados, caso contrário, você pode facilmente desperdiçar recursos sem ver um retorno sobre o investimento.

Gostou desse artigo sobre an√°lise seo marketing? Deixe seu coment√°rio abaixo com sua opini√£o! ūüėČ

Avatar for Jader Tormen
Criei este site com a inten√ß√£o de mostrar as melhores ferramentas, estrat√©gias, v√≠deos, dicas e conte√ļdo sobre marketing digital! Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
  • uniokpastillias

    Oi Jader. Usei Ahrefs por um tempo, vale cada centavo investido.

    • http://gerandoaguias.com/ Jader Tormen

      Ol√°, muito obrigado pelo coment√°rio.

      Realmente Ahrefs se destaca. Eu utilizo j√° tem 1 ano e sem sombra de d√ļvidas mudou o meu neg√≥cio.

      Abra√ßos! ūüėČ